Semob

O que é?

O Mobilicidade JF, uma Associação sem fins lucrativos e apartidária, que promove a cidadania através de ações que estimulam o uso dos meios de transporte à propulsão humana e a educação no Trânsito em Juiz de Fora. Promoveremos, nos dias 18 e 19/12 o 3º Seminário de Mobilidade por Bicicleta de Juiz de Fora – 3º SEMOB.

O Seminário deste ano tem o tema base "Quais os melhores caminhos para Juiz de Fora seguir?". O evento pretende fomentar o debate entre os diversos grupos de ciclistas, representantes da gestão pública, comunidade, planejadores urbanos, arquitetos e urbanistas e interessados em geral, no intuito de divulgar, incentivar e fomentar a mobilidade por bicicletas, o intercâmbio de teorias e metodologias de implementação de projetos cicloviários, estruturas de apoio, intermodalidade, entre outros temas.

Contamos com a presença figuras renomadas como palestrantes: Daniel Guth (Colunista da Folha de São Paulo), Guilherme Tampieri (União dos Ciclistas do Brasil e BH em Ciclo), além de representantes dos movimentos de Juiz de Fora e do poder público local.

 
Semob

Inscrição

A inscrição é gratuita mediante a doação de (um ou mais):

*AS DOAÇÕES SERÃO ENCAMINHADAS PARA UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE

 
Semob

Palestrantes

Daniel Guth | Consultor de Políticas de Mobilidade Urbana de São Paulo | Colunista da Folha de São Paulo (SP)

Daniel Guth é consultor de políticas de mobilidade urbana, Diretor de Participação da Associação de ciclistas urbanos de São Paulo, líder da Rede Bicicleta para Todos e colunista da Folha de São Paulo.

Desde 2008 atua com gestão de projetos especiais para mobilidade urbana e promoção do uso de bicicleta no Brasil.

Coordenou o programa Escolas de Bicicleta, a implantação das ciclofaixas de lazer em SP, viabilizou o mapeamento de ciclorrotas de São Paulo e Salvador e é um dos coordenadores nacionais da campanha pelo IPI zero para bicicletas.

É co-autor dos livros ”A Bicicleta no Brasil” (2015) e “Desistir nunca foi uma opção” (2013).

Guilherme Tampieri | UCB - União dos Ciclistas do Brasil | BH em Ciclo (BH)

Guilherme é gestor ambiental e trabalha com incidência em política pública desde 2007, a partir de movimentos sociais. Atualmente, integra o Movimento Nossa BH e a BH em Ciclo, e está na como diretor da UCB - União de Ciclistas do Brasil e conselheiro de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. Enquanto ator social, acredita que o cidadão é capaz de participar da vida política e incidir na tomada de decisão dos gestor públicos, dentro e fora das esferas institucionais.

Robson Aloísio | Multicampeão de Mountain Bike (JF)

Atleta de Mountain Bike desde 1989, RAAS Rider acompanhou toda a evolução do esporte no país, detém diversos títulos estaduais (MG/RJ/SP) e também promocionais: Power Bike, Inox Bike, Iron Biker, Campeonato Interestadual, Copa Internacional, XC de Favelas... na Speed é detentor de título de Campeão no Desafio da Serra de Campos do Jordão, da Copa Brasil e da Copa Inconfidentes.

José Renato Bergo | Videomaker e Ciclista Urbano (SP)

Jose Renato Bergo é videomaker e ciclista urbano, ativista de comunicação na Associação Ciclocidade ( São Paulo, cicloturista e MUITO amante do pedal.

Possui + de 15 anos de experiência em direção, coordenação e produção de projetos de comunicação audiovisual, tais como vídeos empresariais, cinema publicitário, autoral, comunicação digital e programas televisivos. Formado em Artes Plásticas e Pós Graduado em Mídias Digitais.

Renata Goretti | Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do CES (JF)

Arquiteta e Urbanista pela UFJF e Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim, sou uma amante da bicicleta desde sempre e vivenciei nas ruas europeias a mobilidade urbana sobre bicicleta plenamente e seu crucial papel no desenvolvimento humano das cidades. Acreditando que a reforma urbana seja possível, ao voltar para o Brasil as opções de transporte diário passaram a ser a bicicleta, o transporte público e o meu par de pés!

Kico Zaninetti e Guilherme Mendes - MobiliCidade JF

Os representantes do MobiliCidade JF falarão sobre as ações do grupo em 2015, os resultados alcançados e porvenir. Além disso será apresentada agenda de atividades para o ano que vem e balanço financeiro do grupo.

 
Semob

Programação

Sessão Cine Bicicleta
18 de dezembro - sexta
19h:

Sessão Cine Bicicleta: Curadoria de José Bergo Apresentação de curta-metragens, animações e filmes tendo como protagonista, a bicicleta




Seminário
19 de dezembro - sábado
08h30:

Recepção e Coffee Break

09h:

Abertura do evento

09h15:

Palestra: O que está acontecendo em Juiz de Fora? - Luísa Peixoto - SETTRA - Prefeitura de Juiz de Fora

10h15:

Palestra: O que São Paulo tem para ensinar para Juiz de Fora (e para o mundo) - Daniel Guth - Consultor de Políticas de Mobilidade Urbana de São Paulo

12h:

Intervalo para almoço

13h30:

Abertura da Tarde

13h45:

Palestra: Do Brasil à França - A promoção do uso da bicicleta além das fronteiras. Guilherme Tampieri - UCB - União dos Ciclistas do Brasil

15h15:

Mesa Redonda: Debate aberto sobre mobilidade hoje e amanhã - Mediadora: Renata Goretti - Participantes: Rodrigo Tortoriello, Guilherme Tampieri, Daniel Guth, Rita Petronillo, Heloísa Bernardo

17h

Encerramento: MobiliCidade JF - Kico Zaninetti e Guilherme Mendes




 
Semob

Local

CES Academia: Rua Halfeld, 1179 - Centro

www.cesjf.br

Semob

Realização:

 
Semob

Apoio:

CES JF
 
Terra Bike
 
Vidativa Consultoria
 
Pacheco Contabilidade
São Bartolomeu
 
VitaSport - Suplementos Alimentares
 
Duduxo
 
Cerveja Venna
 
Virtual Agência Digital
Indoorfina - Ginásio de Escalada
 
UCB - União de Ciclistas do Brasil